Header Ad

Categories

Most Popular

Como escolher um kimono para prática do Jiu-Jitsu?

Comprar o primeiro kimono para Jiu-Jitsu gera uma mistura de diferentes emoções: ansiedade para pisar logo no tatame e apreensão em relação à escolha. Isso porque optar pelo traje errado pode causar transtornos físicos e até constrangimento entre os colegas de treino.

Se você não é um veterano retornando à prática, não é aconselhável encher o seu kimono de patches, por exemplo. Pensando em ajudá-lo a escolher uma peça de alto nível, preparamos um conteúdo especial para que você garanta um traje que possa ser utilizado por vários anos e confira a resistência necessária para atingir alta performance no esporte. Acompanhe conosco!

Kimono específico

Kimonos de diferentes artes marciais, como os utilizados no karatê, judô ou Jiu-Jitsu, podem até parecer os mesmos em uma primeira olhada. No entanto, nada pode ser mais longe da verdade: a peça atende à sua modalidade específica e é necessário separá-los caso você pratique mais de uma.

Além da própria tradição, cada kimono é desenhado de acordo com a arte marcial. Assim, o desgaste causado em uma peça específica de Jiu-Jitsu é completamente diferente daquele sofrido em uma aula ou competição de karatê. Por mais que ambas compartilhem termos como “Oss” e o respeito mútuo entre os praticantes, é necessário separar as vestimentas.

Então, não compre qualquer tipo de kimono para praticar Jiu-Jitsu. Em hipótese alguma tente improvisar: mesmo que você o faça e sua peça pareça esteticamente similar, o desgaste causado por treinos intensos comprometerá a sua vestimenta rapidamente.

Tamanho certo

Depois de se certificar de que você adquiriu mesmo um kimono para Jiu-Jitsu, é o momento de ajustar o tamanho ideal para o seu corpo. Lembre-se de que você terá que rolar e praticar as posições com destreza, então ele não pode ser muito justo, já que isso dificulta os movimentos e prejudica a pegada do adversário.

Do mesmo modo, não pode ser muito grande. Isso porque o adversário levaria vantagem pelo excesso de pano ali, o que facilitaria a sua pegada.

Outro fator bastante relevante na hora dessa escolha é a variação entre diferentes marcas. O tamanho varia de acordo com cada modelagem, é preciso buscar informações com os vendedores, já que cada empresa adota um molde para os seus materiais.

Assim, caso a sua compra seja pela internet, priorize lojas com uma política eficiente de trocas. Além disso, ao entrar em contato com os atendentes e solicitar informações sobre o seu tamanho, dê preferência a um kimono pré-encolhido, você se protege de adquirir um kimono que encolha na primeira lavagem e comprometa os seus movimentos nos treinos.

A tabela seguinte fornece uma noção média dos tamanhos e pesos adequados para que o atleta faça a escolha certa:

  • A0 (PP) P/ Adulto 1,45m a 1,65m |até 65 kg;
  • A1 (P) P/ Adulto 1,65m a 1,75m |até 70 kg;
  • A2 (M) P/ Adulto 1,75m a 1,85m |até 85 kg;
  • A3 (G) P/ Adulto 1,85m a 1,95m |até 95 kg;
  • A4 (GG) P/ Adulto 1,95m a 2,05m |até 110 kg.

Escolha do tecido

O Jiu-Jitsu é um esporte de contato físico intenso e muitas das suas técnicas envolvem agarrar o kimono do adversário — a famosa “pegada”. Desse modo, é essencial buscar um material resistente para que a sua peça dure um bom tempo.

Movimentos como a guarda de lapela, aranha e a pegada na calça, testarão naturalmente a resistência do seu kimono. Vestimentas confeccionadas inteiramente em algodão são duráveis e não alérgicas, sendo uma ótima opção para iniciantes que ainda estão tentando encontrar o seu estilo próprio.

Outra boa dica é procurar por materiais trançados, que apresentam ótima qualidade e resistência. Além disso, é importante escolher modelos que apresentem reforços em áreas estratégicas, como peito, axilas, costas e aberturas laterais e joelhos, mais propensas a sofrer desgastes precoces.

A gola é outro fator crítico, já que deve proporcionar resistência e conforto simultaneamente. As calças, por sua vez, não podem ficar muito justas, já que isso comprometerá a mobilidade geral do atleta, principalmente na hora de realizar raspagens — quando o lutador se encontra debaixo do seu adversário e consegue a inversão.

Kimonos de competição e treino

Se você já pratica a arte suave há um bom tempo ou é um novato com gana de competir, é necessário estar atento às diferenças em relação às vestimentas que são utilizadas em treinos e torneios. O primeiro ponto a ser levado em consideração é o conjunto de regras estabelecido pela IBJJF, a principal entidade internacional do esporte.

A federação regula campeonatos em todo o mundo. Além disso, suas regras são utilizadas em torneios que não sejam moderados pela entidade. Assim, na hora de escolher o seu material, é preciso ler com atenção o que está estabelecido e trocar informações com atletas mais experientes.

Os kimonos de Jiu-Jitsu mais modernos contam com tecidos mais leves, o que ajuda na hora de competir e ainda auxilia o atleta a bater o peso exigido pelo torneio. Outro ponto importante diz respeito às peças utilizadas nos treinos: se você leva o esporte a sério, provavelmente ela estará bastante desgastada. Por isso, se apresentar com um material precário não causará boas impressões em campeonatos oficiais.

Faixas e acabamentos

As faixas variam de acordo com a graduação do praticante. É importante notar que, de modo geral, elas não acompanham o kimono e devem ser adquiridas à parte. Existem 5 cores diferentes na categoria adulta e cada uma delas conta com subgraduações — os iniciantes utilizam a faixa branca.

Se você deseja adquirir um kimono infantil para presentear, é importante prestar atenção quanto às faixas: elas não devem ser demasiadamente grossas, já que isso inviabiliza que a própria criança tenha força suficiente para conseguir apertar o nó.

Além disso, é preciso ter muito cuidado com bordados, patches e etiquetas. Isso porque elas devem ser produzidas e agregadas à vestimenta conforme as regras do esporte e da equipe escolhida.

Na dúvida, não invente: adote uma faixa branca sem adornos, de preferência da mesma marca do kimono. Isso já será o suficiente para iniciar os treinos sem causar qualquer tipo de constrangimento entre os seus colegas e os professores.

Como pudemos ver no post, a escolha de um kimono para Jiu-Jitsu pode causar apreensão em alguns, mas o mais importante é lembrar que essa aquisição marca uma nova fase. Com essa prática esportiva, você ganha em qualidade de vida e ainda desenvolve um alto nível em defesa pessoal, priorizando uma arte marcial que se mantém em evidência há várias décadas.

Gostou do conteúdo e quer comprar um kimono perfeito para as suas necessidades? Então, aproveite a visita e conheça as nossas opções! OSS!

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.