Header Ad

Categories

Most Popular

Estilo de vida e Jiu-jitsu: como ter uma vida mais saudável e ativa?

O que é saúde para você? Um corpo sarado e fotos bombando nas redes sociais? Em uma realidade marcada por fake news e situações ilusórias, nem sempre o que se vê é. Saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social, sem a ocorrência de doenças. Para chegar a esse patamar, o estilo de vida precisa estar sintonizado com a prática esportiva, boa alimentação, sono tranquilo, pensamentos positivos, além de muitos outros comportamentos que estão sintonizados com o equilíbrio entre todas as partes do corpo humano.

Diante de um dia a dia corrido, com muitas atividades e estresses por todos os lados, muita gente se perde e acaba se tornando vítima de compulsões que culminam em enfermidades do corpo, da mente e da alma. Entre tantas abordagens existentes, a medicina é unânime em afirmar que os esportes mudam vidas, socializam e contribuem para uma qualidade de vida. Mas para isso, é preciso começar. Entre eles, o Jiu-jitsu é uma excelente atividade para pessoas de todas as idades.

Se você está no momento certo para modificar seus comportamentos em busca de um estilo de vida mais saudável, continue lendo este post e veja como a fórmula da felicidade é bem mais simples do que muita gente imagina!

Afinal, o que é um estilo de vida saudável?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que a saúde é uma junção de fatores que contribuem com o equilíbrio físico, mental e emocional do indivíduo. Sendo assim, vai bem além do que a simples inexistência de alguma doença.

Trata-se de um conceito que está nitidamente sintonizado com um estilo de vida mais livre, de puro contato com a natureza, de socialização, alimentação saudável, alicerçado em boas práticas de convívio social, além de ser um convite ao autoconhecimento para a pessoa fazer boas escolhas que estejam alinhadas com o jeito de ser.

Afinal, viver de maneira saudável não é uma realidade apenas de atletas. Faz parte do dia a dia de quem se propõe a melhorar constantemente, combatendo o sedentarismo e também as deficiências que possam atingir a saúde como um todo.

Com o objetivo de ajudá-lo a viver melhor, vamos destacar agora algumas atitudes que devem fazer parte da sua rotina.

Exercite a mente

Quando a mente não está saudável, o corpo padece. A pessoa fica desestimulada, sem motivação e literalmente sedentária. Falta disposição para uma caminhada e até mesmo para um treino de Jiu-jitsu.

Sabe quando você fica gripado? É mais ou menos a mesma sensação. Uma moleza interna sem motivo aparente. Para evitar essa situação, nada melhor do que sempre manter a sua mente ativa.

Leia sempre um livro, faça algum hobby de sua preferência e esteja em contato com a natureza. A meditação ajuda muita gente a melhorar o estado mental. Priorize os pensamentos positivos e busque sempre aprender algo novo.

Uma boa dica é praticar uma arte-marcial, como o Jiu-jitsu, pois o esporte contribui imensamente para manter a mente ativa tão quanto os reflexos e concentração. Além disso, a disciplina é outro aspecto importantíssimo proporcionado pela atividade física.

Priorize uma alimentação balanceada

Quem busca um estilo de vida saudável tem que manter uma alimentação saudável. A dica é consumir um copo de água assim que você acordar em temperatura ambiente ainda em jejum. Trata-se de uma atitude que faz parte da dieta da família Gracie e que ajuda imensamente no funcionamento orgânico.

É preciso fazer da alimentação o próprio remédio, evitando contaminar o organismo com substâncias industrializadas ou com alto teor de sal e açúcar. Lembre-se que somos verdadeiras máquinas e que o sangue é como se fosse o óleo da engrenagem. Se ele estiver envenenado, todo o sistema será afetado.

Por isso, priorize as frutas, legumes e verduras e faça sempre um café da manhã saudável, com nutrientes, como mamão, maça, laranja, banana, uma tapioca, omelete, pães integrais, entre outros.

Busque se alimentar de três em três horas em pequenas quantidades e faça refeições balanceadas. Tenha em seu prato proteínas, carboidratos, saladas, tudo harmonizado para evitar a indisposição quando o excesso fala mais alto.

Outra orientação importantíssima é ingerir pelo menos três litros de água ao dia, pois o liquido regulariza a temperatura corporal. Por isso, tenha sempre uma garrafinha ao seu lado seja nos treinos, na escola ou no trabalho.

Durma bem

Uma boa noite de sono é fundamental para as pessoas que querem ter um estilo de vida alicerçado nos bons hábitos. Ao dormir bem, você se sentirá mais disposto para as atividades do dia a dia, tendo gás para encarar um bom rola após as obrigações da rotina.

Inclusive, quem é iniciante no Jiu-jitsu percebe rapidamente uma melhora considerável na qualidade do sono. Isso porque as aulas exigem esforço físico, condicionamento e flexibilidade, além de muita concentração. O estresse fica no tatame e um clima de harmonia toma conta dos alunos após os treinamentos com seus respectivos professores e mestres.

Sendo assim, ao dormir bem, você terá a garantia de longevidade, auxiliando nas funções metabólicas. Uma boa orientação é sempre se desligar dos aparelhos eletrônicos, como o celular, com um tempo de uma hora antes do momento de se deitar.

Procure ler um livro e evite comer algo pesado poucos minutos antes de deitar. Afinal, ingerir alimentos após às 20h aumenta o desgaste do organismo ao longo da noite, prejudicando o sono.

Faça atividades físicas

O estilo de vida saudável tem nas atividades físicas uma companheira inseparável. No caso do Jiu-jitsu, a combinação é ainda melhor, tendo em vista que a arte marcial reúne técnicas de estrangulamentos, torções, defesa pessoal, condicionamento físico e uma socialização que poucos espotes oferecem.

Trata-se de uma combinação perfeita para quem está em busca de uma mudança no estilo de vida, com foco na qualidade. Nas academias de Jiu, os alunos fazem parte de uma grande família e um auxilia o outro nos aprendizados.

O esporte motiva os praticantes a melhorar os hábitos e muita gente consegue se livrar da depressão e da ansiedade por meio do auxílio dos golpes. Trata-se de um excelente método que ainda conta com comprovações no combate ao estresse, ou seja, pode ser a alternativa para você se encontrar definitivamente em um estilo de vida mais prazeroso, com foco na evolução do ser humano.

Tenha foco e cuide dos seus relacionamentos

Você já ouviu dizer que pessoas tóxicas infectam quem chega perto? Alimentam os pensamentos negativos e estão sempre reclamando da vida? Pois quem alimenta a qualidade de vida se afasta desse tipo de gente.

Para você melhorar cada vez mais como pessoa, a dica é se cuidar e também dos relacionamentos sejam eles afetivos ou de amizades. Tenha foco em suas atividades e elabore metas e objetivos para serem alcançados em determinados períodos de tempo.

Dessa maneira, será possível evoluir por meio de atitudes diferentes. Afinal, quem sempre faz as mesmas coisas está no caminho inverso do autodesenvolvimento.

Evite ser radical consigo mesmo e conheça as suas limitações. Mantenha-se sempre motivado e saiba que o esforço de hoje será recompensado amanhã. Seja um guerreiro e vá a luta com a certeza de você é capaz!

Invista em sua espiritualidade

Espiritualidade é bem diferente de religião e é entendida pela maneira como as pessoas se relacionam com quem está a frente. Portanto, seja leve e gentil em suas atitudes e evite a violência.

O Jiu-jitsu é uma arte suave criada como meio de defesa pessoal e não pode ser utilizado sem consciência. Quem segue o estilo de vida do esporte foge de confusões e se destaca nos tatames, sempre de olho na evolução nos golpes e faixas.

É preciso respeitar para ser respeitado. No caso da espiritualidade, vale a pena manter um contato ativo com a natureza, ter um hobby saudável, enfim, faça cursos sobre autodesenvolvimento. O importante é sempre investir no conhecimento e em ensinamentos que o tornarão uma pessoa mais consciente e focada nos preceitos de cidadania.

Quais os benefícios de ter um estilo de vida saudável?

Imagine uma pessoa doente. Qual a primeira palavra vem a sua mente? Cama? Quarto escuro? Dores? Desmotivação? Improdutividade…

Pois é exatamente o inverso de tudo isso que um estilo de vida saudável proporciona, principalmente para quem mantém uma atividade física na rotina.

No caso do Jiu-jitsu, por exemplo, praticante vai ficar relaxado após cada treino. Isso porque a movimentação do corpo libera substâncias químicas do prazer, como a dopamina e a endomorfina, trazendo uma sensação de bem-estar e autoconfiança.

Quem investe na qualidade de vida é mais motivado e encara os desafios de uma maneira mais leve em comparação às pessoas sedentárias. Assim, a busca por objetivos mais audaciosos se torna sempre uma realidade. Além disso, existem inúmeros pontos positivos, como destacaremos agora.

Melhora a concentração

O Jiu-jitsu assim como os demais esportes praticados regularmente auxiliam na regulação do cérebro, ou seja, as sinapses acontecem de uma maneira mais ordenada, fazendo com que a pessoa tenha mais foco e concentração.

Dessa forma, o aprendizado fica mais ágil tão quanto acontece uma melhora considerável na produtividade seja no trabalho ou na escola. A memória também fica mais afiada, ou seja, você será uma pessoa mais inteligente e consciente sobre o seu papel na sociedade.

Auxilia na autoconfiança

Quem é saudável é mais seguro de si mesmo. São pessoas mais assertivas e que sabem o que querem na vida. Isso porque os bons hábitos auxiliam na autoconfiança. A pessoa tem mais conhecimento sobre os pontos fortes e fracos e está aberta para ouvir críticas.

Praticantes de Jiu-jitsu exercitam ainda mais a autoconfiança por meio dos exercícios de força, resistência e flexibilidade, sem falar nas atividades que fortalecem o autocontrole, o pensamento rápido e os reflexos.

Mais disposição no dia a dia

Pessoas que têm um estilo de vida saudável não se preocupam se o dia é segunda-feira ou se estiverem na escala de trabalho de sábado ou domingo. Elas mantêm a disposição diariamente e agem levemente frente aos desafios.

São mais produtivas e buscam as soluções sempre quando algum problema se apresenta, sem ficarem presas nas reclamações. Os pensamentos são mais sintonizados com a realidade e o planejamento se torna uma premissa tanto nas atividades pessoais quanto profissionais.

O humor também é outro destaque tão quanto o olhar positivo sobre a vida. São pessoas que reclamam menos e aproveitam o tempo integralmente.

Evita doenças

Com o organismo sendo cuidado adequadamente, a imunidade ganha força, evitando muitas doenças. Por isso que quem tem um estilo de vida saudável dificilmente fica gripado ou com algum tipo de enfermidade mental, como depressão ou ansiedade.

Trata-se de um aspecto fundamental diante de uma sociedade onde a concorrência é altíssima nos diferentes tipos de trabalho.

Por que a prática de esportes é essencial para o seu estilo de vida?

Alguém pode até pensar: será que não é possível manter um estilo de vida ativo sem a prática de atividades físicas? Você pode até se manter ocupado ao longo do dia, mas certamente vai bater um vazio interno vez ou outra.

Além disso, a prática esportiva é necessária como válvula de escape, combatendo o estresse e outros males que a vida corrida pode causar. O Jiu-jitsu é uma arte marcial completa que reúne atividades aeróbicas, de força, alongamentos, golpes precisos e uma disciplina que vale para todas as ocasiões da vida.

Ao praticar a modalidade, você vai viver melhor e com mais motivação. Além disso, observará ganhos em diferentes aspectos, tais como.

Ajuda a emagrecer

Muita gente já foi vítima de dietas mirabolantes que prometem perdas de peso de até 10 Kg em apenas uma semana. São verdadeiras inimigas da saúde, pois agridem o organismo e ainda não realizam o principal fator de quem está em busca de um novo estilo de vida: a mudança nos hábitos.

É comprovado cientificamente que qualquer comportamento necessita, de pelo menos, três meses para ser modificado, ou seja, para você realmente perder peso de uma forma saudável, é preciso se dedicar à academia seja ela de Jiu-jitsu ou outro esporte.

Não existem milagres e dedicação é a palavra-chave. É preciso esforço para perder os quilinhos indesejáveis. E nisso o Jiu é ideal, onde o praticante transpira embaixo do kimono. Em uma aula de 1h30 de duração são gastas pelo menos 800 calorias, ou seja, a prática do esporte certamente vai ajudar você a não só emagrecer como também a manter a forma.

Isso porque antes dos rolas propriamente ditos há o aquecimento, os alongamentos, os exercícios de força, sem falar que os confrontos no tatame representam um grande desgaste de energia. Não é à toa que muitos artistas e celebridades escolheram o Jiu-jitsu como meio para manterem a forma.

Entre eles, podemos citar Cauã Reymond, Sabrina Sato, Malvino Salvador, Chuck Norris, Wagner Moura, entre muitos outros.

Combate vícios

Pessoas que investem em um estilo de vida com qualidade e foco no bem-estar conseguem se livrar dos vícios, como do álcool, cigarro e até de drogas ilícitas. Isso porque o corpo cobra por melhorias.

O tatame ocupa o tempo e auxilia na superação pessoal, ou seja, muitos campeões, até mesmo de campeonatos mundiais, têm histórias de vitórias contra os vícios. O Jiu-jitsu ensina o praticante a levantar e continuar lutando, mesmo após uma derrota. Trata-se de um grande ensinamento para vida.

Inclusive, a insônia comum existente no organismo de quem bebe muito ou usa outros tipos de drogas também é nocauteada pelos esportes, em especial o Jiu.

Melhora a circulação sanguínea e o fortalecimento muscular

A prática de atividades físicas aumenta a oxigenação e também a frequência cardíaca. Com isso, o sistema circulatório ganha força, o metabolismo fica mais acelerado, eliminando as gorduras indesejadas.

Outro ponto positivo é no ganho de massa muscular, evitando doenças ou até mesmo dores terríveis, como nas costas.

Ao manter o peso em um patamar ideal, a pessoa que tem um bom estilo de vida reduz as possibilidades de desenvolver diabetes, colesterol alto ou hipertensão, ou seja, o processo de envelhecimento torna-se mais tranquilo e com menos sofrimento.

Por que escolher o Jiu-jitsu como esporte ideal para o seu estilo de vida?

A primeira dica para você escolher um esporte de acordo com o seu estilo de vida é sempre procurar por atividades que você gosta ou tenha uma certa paixão.

Quem adora ver lutas de Jiu-jitsu, por exemplo, mas nunca entrou em uma academia já pode iniciar um processo para começar no esporte. Nada melhor do que o seu desejo para dar continuidade a uma mudança no estilo de vida.

O esporte é ligado a pessoas que são guerreiras, que superam as dificuldades, que não se rendem na primeira queda e que querem sempre evoluir. Ele auxilia na socialização e ainda faz com que você cresça como ser humano.

O Jiu-jitsu é uma arte marcial que pode ser praticada por crianças, adolescentes, adultos, idosos, homens e mulheres. No entanto, antes de começar, é importante fazer um check-up para saber como anda a sua saúde. Uma avaliação com um educador físico também é importante, além de uma boa conversa com o professor ou mestre escolhidos.

Converse com amigos ou familiares que praticam a arte suave, leia o máximo de informações e observe se a rotina está sintonizada com o seu jeito de ser. É preciso respeitar o corpo e suas preferências.

Ao entrar para o mundo do Jiu-jitsu, você pode ter certeza que terá muitos ganhos em sua vida, como por exemplo.

  • Fortalecimento muscular;
  • Perda de peso;
  • Resistência;
  • Disciplina;
  • Concentração;
  • Motivação;
  • Melhora no desempenho sexual e no humor;
  • Ambiente familiar;
  • Defesa pessoal;
  • Flexibilidade.

Além deses benefícios citados, existem muitos outros que são conquistados por meio da prática do Jiu. O mais importante é você abrir a mente para conhecer a arte marcial, com a certeza de que estará fazendo o melhor para o seu estilo de vida.

Quatro dicas que vão deixar seu estilo de vida mais saudável

Se você chegou até aqui é porque está realmente interessado em mudar o estilo de vida. Inclusive, tem muita gente que já praticou Jiu-jitsu e abandonou os treinos, tornando-se sedentária e que não vê a hora de voltar aos tatames.

Seja você alguém que pretende estrear no espote ou que está voltando, as dicas que se seguem são fundamentais na manutenção de uma qualidade de vida em todos os aspectos da existência. Vamos a elas.

1. Acredite em si mesmo

Ninguém começa algo se não acreditar. Nas mudanças de hábitos, é preciso mais motivação. Portanto, alimente o desejo e aja. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Ação é a palavra mágica e deve nortear os seus passos.

Quer ser um praticante de Jiu-jitsu? Então procure uma academia e inicie os seus primeiros passos. Afinal, tudo começa com o primeiro passo!

2. Cuide-se

Uma situação é certa na vida: chega um momento em que todos têm que dar conta da sobrevivência, da saúde e dos cuidados necessários para viver melhor. Para se cuidar, nada melhor do que manter uma alimentação saudável, uma rotina com horários preestabelecidos e a movimentação do corpo em atividades físicas.

Lembre-se sempre: o seu corpo é o seu templo. Portanto, evite excessos e não se polua internamente. Sua autoestima e amor-próprio vão agradecer!

3. Encontre o seu espaço no mundo

Todo mundo se identifica com uma tribo. Tem gente que é das motos. Outros da bike. Muitos da corrida e maratonas. E tem os jiujiteiros. Quem pratica a arte marcial vive uma rotina dentro das academias e se socializa.

Muita gente toma um açaí após os rolas, uma água de coco, bate um papo descontraído e até lava a roupa suja com alguém de confiança. É uma forma de interação social que ajuda a vencer os desafios do dia a dia.

Afinal, quem vive isolado em uma redoma de vidro pode se tornar uma séria vítima da depressão. Se o seu mundo for do Jiu-jitsu, mergulhe nele e participe dos campeonatos e graduações. Vista a camisa e seja presente!

4. Viva a sua família

A família é o alicerce de quem tem um estilo de vida saudável. Mesmo com as diferenças, é sua origem e é nela que você deve recarregar as baterias. Se você ainda é filho, ame os seus pais ou avós. Se já é pai ou mãe, participe da vida dos seus filhos.

Quem faz Jiu-jitsu valoriza a família e tem gratidão pelos antepassados. Portanto, seguindo todas as nossas dicas, certamente o seu estilo de vida será mais livre e leve, com recompensas que dinheiro nenhum poderia comprar algum dia!

Já que Jiu-jitsu é a nossa praia, baixe agora este E-BOOK e veja porquê você deve escolher a arte marcial como o seu esporte!

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.