Header Ad

Categories

Most Popular

Jiu-Jitsu emagrece? Conheça os benefícios desse esporte

Muita gente que pretende começar a treinar quer saber se o Jiu Jitsu emagrece, afinal, a prática da arte marcial vai bem além das técnicas aprendidas no tatame. Comprovadamente, os treinamentos queimam inúmeras calorias e são excelentes para auxiliar no condicionamento físico! Mas não é só isso.

Para você conhecer alguns benefícios do Jiu-Jitsu tanto na redução de peso quanto na qualidade de vida, elaboramos este post com dicas imperdíveis. Confira!

Descubra se o Jiu-Jitsu emagrece

Geralmente, um treino de Jiu-Jitsu dura, em média, uma hora e meia. Nesse tempo, os alunos se aquecem, alongam os membros e fazem vários trabalhos de fortalecimento muscular e aeróbicos.

Depois disso, vem a parte do rola, onde as técnicas da arte marcial são assimiladas na prática. Trata-se de um esporte que exige muito esforço, concentração, disciplina e foco.

Sendo assim, a queima de calorias é inevitável. Quem faz Jiu-Jitsu chega a perder até 1000 calorias em um treino, ou seja, trata-se de uma atividade que pode ser bem útil para você entrar em forma.

Além disso, as lutas no chão exigem muita força, resistência e condicionamento físico, principalmente quando o aluno precisa sair de uma situação desfavorável. Assim, o metabolismo fica altamente acelerado, contribuindo com o gasto de energia.

A tonificação dos músculos também é evidente, principalmente das costas, braços, abdômen e pernas. Portanto, trata-se de um esporte recomendadíssimo para quem quer investir na qualidade de vida e também na perda de peso, sem falar nos inúmeros outros benefícios como veremos agora.

Treinamento cardiovascular

Aliando alongamento, atividades aeróbicas e anaeróbicas, além dos exercícios no chão, o Jiu-Jitsu contribui imensamente com a melhora na respiração, ponto fundamental para a saúde do coração.

Fora isso, as aulas aceleram o metabolismo, aspecto que também auxilia no fortalecimento cardiovascular. Ao circular com mais rapidez pelo corpo, o sangue auxilia na saúde das veias e células, ou seja, você vai se sentir bem e ficará mais disposto para as atividades do dia a dia.

Alto esforço físico

Não tem como uma pessoa treinar Jiu Jitsu sem realizar um alto esforço físico. Como dito anteriormente, até 1000 calorias podem ser perdidas em uma aula de 1h30m, ou seja, o seu corpo vai ficar mais tonificado e definido.

Assim como as demais atividades físicas, a movimentação dos membros auxilia na saúde do organismo como um todo, deixando os músculos fortalecidos e a mente mais calma.

Combate o estresse

Quem sua o kimono tranquiliza a mente. Afinal, o desgaste físico é recompensado pela liberação de dopamina no cérebro, o hormônio do prazer. Dessa maneira, os praticantes de Jiu saem do treino mais calmos, felizes e com a cabeça no lugar, dando espaço para pensamentos positivos.

Trata-se de uma excelente atitude para combater o estresse do dia a dia, trazendo mais qualidade de vida e motivação. Além disso, a própria perda de peso faz com que o aluno fique ainda mais estimulado a alcançar objetivos mais audaciosos.

Com isso, podemos afirmar que o Jiu-Jitsu transforma vidas e faz com que as pessoas se sintam melhores e mais eficientes. Inclusive, o esporte também tem excelentes resultados no combate a depressão e ansiedade.

Aumenta a flexibilidade e o reflexo

No momento em que o condicionamento físico é focado, os alunos não só perdem calorias como também melhoram a flexibilidade dos seus membros.

Os golpes e movimentos de defesa trabalham o reflexo, deixando a pessoa mais esperta e vigilante de si mesma. E o melhor de tudo isso é que o Jiu-Jitsu pode ser praticado por crianças, jovens, adultos, mulheres e idosos.

Socializa

O clima nas academias é de pura socialização. Os alunos formam grandes amizades e acabam fazendo parte de uma verdadeira família.

Assim, o Jiu Jitsu também ajuda quem está se sentindo isolado, com sentimentos de inadequação, enfim, é uma arte marcial para quem quer vencer as adversidades da vida.

Veja como o Jiu Jitsu contribui na mudança alimentar

Além dos benefícios para o corpo e mente, o Jiu-Jitsu estimula os praticantes a investir em uma alimentação mais balanceada e livre dos produtos industrializados. Isso porque o corpo necessita de um fortalecimento para suportar a rotina de treinos.

Dessa maneira, quem vai se familiarizando com os treinamentos, acaba sendo motivado a melhorar a alimentação, focando mais em verduras, legumes, frutas, proteínas (com sabedoria), sempre de olho no que é saudável e de qualidade.

Muitos praticantes de Jiu deixam de consumir bebidas alcoólicas e refrigerantes, tendo em vista que são produtos que influenciam na queda do rendimento físico e mental, ou seja, para se dar bem no tatame tem que praticar algumas restrições.

Outro ponto fundamental é que muitos praticantes fazem uma alimentação balanceada pré e pós treino, eliminando as toxinas. A ingestão de muita água também acaba sendo outro ponto que influencia na saúde do corpo. Ao investir em uma alimentação saudável, a pessoa se sente melhor, com vários benefícios na saúde.

Conheça alguns cuidados na hora de emagrecer com o Jiu-Jitsu

Apesar dos benefícios incontestáveis do Jiu Jitsu no processo de emagrecimento, é preciso tomar alguns cuidados para você não cair em ciladas. O primeiro deles é fazer um check-up com um especialista para saber como está a sua saúde antes de iniciar nos treinamentos no tatame.

Na hora de escolher uma academia de Jiu Jitsu, observe se ela conta com um mestre, se os professores são faixa preta, se existe qualidade nos equipamentos, enfim, observe analiticamente o local para se certificar de que é de confiança.

Dessa forma, certamente você estará iniciando em uma jornada que vai render excelentes resultados no seu processo não só de perda de peso como também para se tornar uma pessoa melhor.

Outra dica que deve ser seguida é sempre respeitar os limites do seu corpo, afinal, os excessos sempre devem ser eliminados. A sacada é encontrar o equilíbrio.

Portanto, como você viu neste post, Jiu Jitsu emagrece e pode ser uma escolha para o resto da sua vida, com foco na saúde e no bem-estar!

E você, gostou deste conteúdo? Já sabe como o Jiu-Jitsu emagrece? Então compartilhe agora mesmo em suas redes sociais e leve conteúdo de qualidade aos seus amigos e familiares!

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.